Visagismo - a arte de personalizar o desenho do sorriso

Data: 29/07/2014

Autor: Comunicação Dr.Tiago



Uma das maiores preocupações do mundo contemporâneo está relacionada à imagem. Tais características podem ser vistas através da busca incansável pela perfeição. Dentro deste conceito, a VM Cultural Editora, junto a Bráulio Paolucci e equipe, lançou a obra Visagismo - a arte de personalizar o desenho do sorriso, a qual, através de técnicas, mostra como customizar o sorriso de acordo com a personalidade do paciente, ideal para profissionais com necessidades de estudo sobre estética bucal geral.

O livro acende o debate sobre os impactos psicocomportamentais causados por intervenções clínicas e busca colaborar na construção de uma Odontologia mais humanizada. Pretende levar uma nova abordagem ao profissional da área, com soluções personalizadas aos seus pacientes, através de um desenho de sorriso que represente visualmente suas principais características.

A obra, com projeto gráfico arrojado, possui 252 páginas com imagens clínicas, de alta qualidade, de nove casos reabilitados pela técnica.

Sorriso e identidade pessoal

A Medicina mudou seu conceito, antes contemplada apenas como ciência, atualmente, passou a ser respeitada como arte. E a Odontologia também evoluiu nessa ideia. Os pacientes não apenas desejam um sorriso saudável, como também bonito. E o que é beleza? Como definir? É difícil chegar a um consenso, mas, de acordo com estudiosos, beleza é, por definição, simetria, equilíbrio, harmonia e proporção.

O Visagismo era considerado somente uma técnica para harmonizar o que envolvia o rosto, como corte de cabelo ou maquiagem, por exemplo. Porém, através da obra Visagismo, Harmonia e Estética, o artista plástico Philip Hallawell estabeleceu uma nova opinião sobre o que seria a criação ou a adequação da imagem pessoal. Seu estudo ensinou a combinar a imagem da face à personalidade do indivíduo.

Tendo conhecimento da metodologia de Hallawell, Paolucci percebeu que poderia unir as ideias apresentadas pelo artista plástico à Odontologia. A adaptação feita por Paolucci faz com que o cirurgião-dentista passe a conhecer o paciente no âmbito psicológico, com suas particularidades e desejos, para, assim, poder orientá-lo quanto às possibilidades de expressão visual e definir o que será criado em termos de desenho de sorriso. Dessa forma, o Visagismo odontológico de Paolucci conseguiu inter-relacionar conceitos de Psicologia e Antropologia com as diversas formas de arte.

"Conheci Philip em um curso de Visagismo e me encantei com a metodologia e a fundamentação científica do seu livro. Depois disso, me afastei dos trabalhos clínicos e me dediquei a uma profunda pesquisa bibliográfica por dois anos. Durante esse período, procurei desenvolver uma técnica específica para a aplicação da teoria de Hallawell na Odontologia, amparada também por outros autores consagrados da Odontologia, como Claude Rufenacht, Chiche, Fradeani, entre outros", explica Paolucci.

Depois da técnica de Visagismo aperfeiçoada, Paolucci começou a aplicá-la em seus pacientes.

Para garantir bons resultados, antes de começarem o tratamento, os pacientes passam por uma entrevista na qual são avaliados alguns aspectos da personalidade de maneira não aprofundada. "Espera-se que ao fim dessa análise, o paciente tenha refletido sobre suas principais características psicológicas e comportamentais. E, assim, possa orientar o dentista sobre quais dessas qualidades gostaria de expressar no desenho do seu sorriso. Para alcançar esse objetivo, faço uso de elementos visuais e reproduzo visualmente essa intenção", diz.

Paolucci também explica a razão da procura por um sorriso perfeito e sua relação entre a identidade pessoal. "De fato, nossa imagem pessoal é a sede da nossa identidade visual, especialmente nosso rosto. A boca é um dos elementos mais observados pelo olho humano, afinal, o conjunto de linhas e formas que compõe o desenho do sorriso lhe confere uma expressão visual. Por isso, é importante que dentistas e técnicos trabalhem de maneira consciente na escolha dessas formas e linhas da reabilitação, de modo que esses elementos visuais estejam em harmonia com as características de seus pacientes", comenta.

A proposta do Visagismo em Odontologia é colaborar para que os profissionais atinjam as expectativas dos pacientes. "A aplicação do Visagismo em Odontologia estética está bem desenvolvida. O foco agora é aperfeiçoar esse conceito nas grandes reabilitações, como próteses totais com ou sem implantes. Esses casos representam o maior desafio para a obtenção da naturalidade, pois o profissional não possui muitas referências. Por isso, temos a certeza que o Visagismo pode contribuir muito na obtenção de melhores resultados. Os casos mais complexos, envolvendo reabilitação de desdentados totais, serão apresentados no segundo volume", completa.

Fonte: http://www.inpn.com.br/Materia/DicaDeLivros/591

Voltar

OUTRAS POSTAGENS

Porque as dietas de emagrecimento não ...

Bola de Bichat

Bola de Bichat é uma estrutura gordurosa presente na região das bochechas que torna a face mais arredondada. Em muitos pacientes, essa camada de gordura é relativamente maior do que em outros, podendo alterar o formato do rosto deixando-o redondo.

Infelizmente, as dietas de emagrecimento não contribuem para o desaparecimento da Bola de Bichat, pois esta é uma das últimas gorduras a serem consumidas pelo organismo. Ela só diminui quando o indivíduo já queimou praticamente todas as outras.

Mas é aí que entra a finalidade da bichectomia, que é puramente estética: reduzir o volume das bochechas e afinar o rosto.

Fonte: rsaude.com.br

Deixe suas dúvidas sobre a bichectomia nos comentários! Também teremos a maior felicidade em te atender. Marque já uma avaliação!

Cirurgia Ortognática: correção completa ...

Ortognática

A Cirurgia Ortognática é indicada para vários tipos de anomalias ósseas, desde crescimentos deficientes a exagerados, em todos os sentidos. Para que possa ser realizada, após a diagnóstico da condição do paciente, várias avaliações são feitas para planejar a melhor forma de tratamento. Na criança, normalmente tenta-se corrigir o problema com o uso de aparelhos ortodônticos e ortopédicos que atuem também no crescimento ósseo. Porém, quando o portador da anomalia for adulto, o tratamento ortodôntico isolado não será suficiente para a correção, porque o processo de crescimento da face já terá se encerrado. Nesses casos, a cirurgia ortognática será necessária para a correção completa do problema.
Fonte: www.fo.usp.br

Tem mais dúvidas sobre a Cirurgia Ortognática? Faça já uma avaliação conosco ou deixe sua dúvida nos comentários!

Bichectomia: fazendo a escolha certa

Bichectomia: fazendo a escolha certa


Na bichectomia, antes de tudo, é necessário fazer a escolha correta de um bom cirurgião especialista que trabalhe em uma boa clínica com uma boa equipe. Dessa forma os riscos são minimizados.
Com o sucesso dessa cirurgia, se atentar a esses fatores é muito importante para ter uma cirurgia tranquila e com resultados satisfatórios.
Escolha um profissional que seja experiente e conheça da anatomia facial!
Você tem dúvidas sobre o assunto? Deixe aqui nos comentários! Ou, se preferir, marque já uma avaliação conosco.

#Bichectomia #Goiânia #Estética