Motociclistas recebem orientações para evitar trauma de face

Data: 04/10/2013

Autor: Dr.Tiago Tavares























Cerca de 1,3 mil motociclistas foram orientados sobre como evitar lesões e fraturas na face, em comemoração ao Dia do Motociclista.

Para comemorar o Dia do Motociclista, uma campanha foi realizada em parceria entre o Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (especialidade da Odontologia que tem como objetivo o diagnóstico e o tratamento das doenças, traumatismos, lesões e anomalias, congênitas e adquiridas, do aparelho mastigatório e anexos e estrutura crânio-faciais associadas) e o Detran, reunindo milhares de pessoas no Parque Memorial Arcoverde, em Recife. Foram realizadas palestras educativas e distribuição de folders explicativos.

Todos os anos, cerca de 30 mil brasileiros sofrem algum tipo de fratura no crânio e ossos do rosto, segundo o Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial. Em 2010, segundo o Ministério da Saúde, foram realizadas 145,9 mil internações de vítimas de acidentes no trânsito financiadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com um custo de aproximadamente R$ 187 milhões.

A região Sudeste concentra quase metade dessas internações (44,9%). Os dados do MS também mostram que a cada 100 mil brasileiros, 76,5 foram internados, em 2010, em decorrência de acidentes no trânsito. As maiores taxas são entre os motociclistas (36,4 por 100 mil) e pedestres (20,5 por 100 mil). Os homens representaram 78,3% das vítimas (114,2 mil), enquanto as mulheres representaram 21,7%. A maioria das pessoas internadas tinha entre 15 e 59 anos: faixa etária de 84,9% dos homens e 70,8% das mulheres.

Só em Pernambuco foram registradas no SUS, em 2013, 3,2 mil internações por acidentes de motocicletas, com uma média de permanência de 4,4 dias. “Os acidentes automobilístico e motociclístico configuram  a maior causa de traumas de face. Nossa participação  nesse projeto contribui para uma sociedade mais consciente, responsável e com menor incidência de lesões faciais por trauma. Isso também repercutirá economicamente, já que haverá menos pessoas afastadas de suas atividades laborais”, afirma a coordenadora da Campanha Nacional de Prevenção ao Trauma de Face em Pernambuco, Gabriela Granja Porto.

O uso adequado do capacete, por exemplo, diminui em 72% o risco e a gravidade de lesões, reduz a probabilidade de mortes em até 39% e os custos com tratamento associado a colisão, segundo dados do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial. No Brasil, cerca de 10 mil motociclistas morrem todos os anos em acidentes no trânsito e 500 mil pessoas sofrem ferimentos, muitos deles na face, pela utilização inadequada de capacetes. Cair de um moto a 72 km por hora corresponde à queda do sexto andar de um prédio.


Voltar

OUTRAS POSTAGENS

Você costuma morder as bochechas

Você costuma morder as bochechas involuntariamente
A Bichectomia é um processo muito comum e eficaz para mudar a aparência ou o tamanho do rosto, fazendo você parecer mais jovem, conseguindo rosto mais fino e alongado e tornando a estrutura facial mais definida. Outra indicação da Bichectomia é para aquelas pessoas que costumam morder as bochechas involuntariamente.

Especialistas dizem que nenhuma dieta é capaz de reduzir a gordura, somente a cirurgia é capaz de tira-la. Não importa se voce está acima do peso ou não, a gordura sempre estará presente.

A cirurgia é um procedimento simples e pode demorar de 30 a 50 min. É feito um pequeno corte de 1 ou 2 cm no interior da boca para retirada da gordura. Os resultados aparecem em 30 a 90 dias.

A recuperação é comparada  a extração um dente: inchaço local, repouso, alimentação e compressas geladas nos primeiros dias, não fazer atividades físicas, não tomar sol, repouso e seguir as medicações indicadas.

 

Fonte: Saúde - iG  (saude.ig.com.br)

-

2020 é um ano de mudanças. Eleve sua autoestima, faça já uma avaliação conosco. Tem alguma dúvida sobre a Bichectomia? Deixe nos comentários.

A Bichectomia é indicada para quem?

A Bichectomia é indicada para quem tem as maças do rosto grandes?
Primeiramente, é importante que seja feita uma avaliação facial completa, pois há duas situações que devem ser avaliadas: A Hipertrofia do músculo masseter, responsável pela mastigação. O músculo causa inchaço na parte de trás das bochechas e, segundo especialistas, a Bichectomia pode ter um resultado limitado. Outra situação está relacionada às maçãs do rosto, nesse caso cirurgia não irá aumentar o volume das maçãs do rosto, ela apenas causará um efeito visual de evidenciá-las.

Fonte: clinicarealize.com.br

Pra quê esperar mais tempo? Faça já uma avaliação conosco! Estamos te esperando.

Benefícios da cirurgia ortognática



Muitos distúrbios ortodônticos podem ser resolvidos com tratamentos simples. Aparelhos fixos, móveis, placas de tratamento de DTM (Disfunção TermoMandibular), entre outros podem ser feitos a médio e longo prazo sem grandes problemas.

Já alguns casos são um pouco mais complicados e precisam de intervenções mais diretas, incluindo até mesmo tratamentos cirúrgicos.

Esse é o caso de quem precisa recorrer a cirurgia ortognática, que é mais comum do que parece. Ela é recomendada para quem possui algum tipo de deformidade óssea na região bucomaxilofacial.

A cirurgia promove uma série de benefícios para a vida do paciente, tais como:

• Ajuda a aumentar as vias aéreas e também um melhor selamento labial, permitindo melhor respiração;
• Melhora do sistema gastrointestinal, pois, com a cirurgia, o paciente consegue mastigar melhor os alimentos, facilitando a digestão no estômago;
• Melhora da autoestima, já que há uma melhora estética do sorriso e da região da face com a operação;

Fonte: www.dicasdemulher.com.br