Dezembro laranja

Higiene bucal segura e eficaz em bebês

Data: 29/08/2017

Autor: http://www.colgate.com.br/pt/br/oc/oral-health/life-stages/infant-oral-care/article/sw-281474979303134


É essencial obter as informações corretas o mais cedo possível tratando-se de higiene bucal dos bebês. Embora os dentes de leite dos bebês sejam temporários, eles ainda estão suscetíveis a apresentarem cáries e infecções, e as mães também podem transferir bactérias nocivas para suas crianças, de acordo com o site Mouth Healthy (Boca Saudável) da Associação Dentária Americana (ADA) . Conhecer a abordagem correta da higiene bucal em cada estágio de desenvolvimento de seu bebê lhe ajudará a ter certeza de estar fornecendo os melhores cuidados possíveis.

Higiene bucal dos bebês é a sua própria higiene bucal

Uma boa higiene bucal do bebê começa com a saúde dentária da própria mãe. Bactérias que provocam doenças, chamadas “streptococcus mutans” podem ser facilmente transferidas pelas mães às crianças, de acordo com a Academia Americana de Pediatria, e podem causar cáries. Hábitos alimentares ruins podem aumentar a produção de bactérias e o risco de transferência a seu bebê, portanto tenha atenção com sua dieta e certifique-se de cuidar bem de sua higiene bucal.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças indicam que cáries na infância prematura, ou cáries dentárias que resultam em formação de cavidades, é uma doença infecciosa bastante disseminada em bebês nos EUA. Esta também é uma das doenças mais fáceis de evitar, já que tomar as medidas de prevenção adequadas podem evitar sua ocorrência e melhorar a saúde bucal.

Os cuidados mais eficazes em cada estágio
Siga estas etapas para garantir uma higiene bucal adequada para suas crianças:
1. Agende sua consulta com o dentista no segundo trimestre da gravidez. Limpeza e cuidados básicos serão práticas seguras para seu bebê, e reduzem os riscos de transmissão de bactérias e infecção.
2. Agende o primeiro exame de saúde bucal do bebê até ele completar um ano de idade, ou quando o primeiro dente nascer, de acordo com as indicações da ADA e da Associação Brasileira de Odontopediatria. Os objetivos desta primeira visita são:
• Avaliação de riscos: o pediatra irá verificar se quaisquer etapas adicionais deverão ser tomadas com base no exame inicial.
• Educação: Os pediatras recomendam visitas de rotina a cada seis meses nos primeiros cinco anos de seu filho.
• Referências: Isto significa escolher um odontopediatra que fornecerá cuidados completos e consistentes ao longo dos próximos anos.
3. No primeiro ano de vida, limpe as gengivas de seu bebê no mínimo duas vezes por dia, durante a manhã e à noite, e após as amamentações, para prevenir o aparecimento de bactérias e acúmulo de comida. A melhor técnica é enrolar seu dedo indicador em uma gaze limpa e úmida, e gentilmente limpar as gengivas de seu bebê.
4. Quando os dentes começarem a nascer, limpe-os com um creme dental sem flúor e uma escova de dente infantil My First Colgate Sem Flúor™. Procure por escovas de cerdas macias e de fácil aderência nas mãos para bebês e crianças de até dois anos de idade.

O que evitar?

Evite uma exposição excessiva ao flúor. Você deverá consultar seu dentista ou pediatra para obter informações sobre o uso de flúor. Não deixe seu bebê cair no sono durante a amamentação ou com uma mamadeira em sua boca; isto minimizará o risco de desenvolvimento bactérias. Por fim, não compartilhe seus utensílios, como canudos ou copos. Lembre-se que as bactérias podem ser transmitidas e causar infecções.
Colocar todas estas ações em práticaspoderão garantir ao seu bebê os mais seguros e eficazes cuidados bucais. Definitivamente, isto trará mais tranquilidade para pais e crianças!

Voltar

OUTRAS POSTAGENS

Dezembro Laranja

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), aproximadamente 30% de todos os tumores malignos do Brasil correspondem ao câncer de Pele. Como forma de incentivo a conscientização e prevenção foi criada a campanha Dezembro Amarelo.

As recomendações básicas para prevenção incluem a adoção de medidas fotoprotetoras, como: evitar exposição ao sol entre às 10h e 16h e, caso seja necessária a exposição, utilizar protetor solar, óculos e chapéu.

👉Apoie você também esta causa e contribua na conscientização sobre a necessidade do combate e prevenção do câncer de pele.

📌Participe compartilhando seus conteúdos nas redes sociais, utilizando as hashtags #dezembrolaranja e #controleosol .

🙋Nós apoiamos!

Cirurgia Ortognática

Cirurgia ortognática

Cirurgia Ortognática é o procedimento realizado por Cirurgiões-Dentistas especialistas em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, para correção dos maxilares e dentes.

É indicada nas situações em que o paciente não possui o encaixe correto dos dentes (Má oclusão dentária) e ao mesmo tempo possui a maxila ou a mandíbula muito para frente ou muito para trás.
Características transmitida geneticamente originam um queixo longo ou curto demais.

A correção estética e principalmente funcional dos maxilares é o principal objetivo da cirurgia ortognática. O aparelho ortodôntico deve ser utilizado antes e após a cirurgia.

Agende uma consulta com Dr. Tiago Tavares para avaliação específica do seu caso.

Mentoplastia. Cirurgia para aumentar ou ...

Mentoplastia.
A indicação da cirurgia é para corrigir defeitos estéticos ou funcionais. Podendo envolver correção de assimetrias e também no auxílio do tratamento da apnéia do sono.

O planejamento é diferente para homens e mulheres, sendo levado em conta o formato do rosto e padrões de etnias. A posição do lábio inferior e a ponta do queixo são alteradas com a mentoplastia, proporcionando um perfil de face mais harmônico e equilibrado.

O procedimento é indicado quando ocorre a finalização completa do crescimento do paciente.

A maior vantagem da Mentoplastia feita por um Cirurgião BucoMaxiloFacial é que os tecidos do próprio paciente são reposicionados, sem a necessidade de inserir uma prótese de silicone ou metacrilato. Isto proporciona ao paciente um novo perfil de face com mais naturalidade.

Para saber mais informações, agende uma consulta com Dr. Tiago Tavares para avaliação específica do seu caso.