Dezembro laranja

Enxerto Ósseo - Principais conceitos

Data: 08/08/2012

Autor: Comunicação Dr.Tiago Tavares












Quando fazer?

Sempre que um dente é removido, por qualquer motivo, ocorre naturalmente a perda óssea ao redor deste elemento dentário perdido. Com o passar do tempo a contínua perda óssea ocorre a ponto de não haver espaço suficiente para instalar um implante dentário, pois o implante é adaptado no interior do osso dos maxilares. Este processo de atrofia ou absorção ou perda óssea é um fenômeno natural, mas existem maneiras de reverter este quadro. O enxerto ósseo para implantes dentários é processo pelo qual o cirurgião-dentista com especialidade e formação para tal, promove a instalação de um substituto ósseo para a reposição, ganhando estrutura para permitir assim a instalação do implante dentário.

Em grande parte dos casos o paciente pode ter perdido o dente há vários anos e não necessitar de enxerto ósseo. Uma avaliação minuciosa realizada pelo Dr. Tiago Tavares é necessária para a decisão.

Quais os exames para enxerto ósseo?
Na grande maioria das vezes uma radiografia panorâmica associada a uma tomografia computadorizada específica para odontologia são necessários para a realização do enxerto ósseo.

Local da cirurgia:
Este procedimento é realizado no consultório odontológico sob anestesia local em quase 100% dos casos. Em alguns casos, existe a possibilidade de realizar o procedimento sob sedação intravenosa (medicação na veia) no consultório com a presença de um anestesista. Isto permite um maior conforto para o paciente. Porém isto depende do grau de ansiedade do paciente, que deve optar pela escolha junto ao cirurgião responsável.

Repouso:
O tempo de repouso do procedimento cirúrgico depende da profissão do paciente. Se for um profissional que exija esforço físico como um atleta, um personal trainer ou fala bastante como um professor, um cantor, o tempo pode variar de 10 a 15 dias. Já um profissional que seu ambiente de trabalho seja um escritório, o tempo de repouso pode ser de 5 a 7 dias.

Período entre o enxerto e o implante:
Os implantes dentários na grande maioria das vezes não são inseridos no mesmo dia do enxerto ósseo. O tempo entre a cirurgia do enxerto ósseo e a cirurgia de implante dentário é de 3 a 6 meses, para que ocorra a cicatrização do enxerto e sua integração ao local instalado. Este tempo dependerá da região onde o enxerto foi posicionado, da quantidade dos implantes e da técnica empregada.

Tipos de enxerto:
Os tipos de enxerto ósseo mais utilizados são do próprio paciente (osso autógeno) ou pode ser de materiais sintéticos. O enxerto ósseo feito com osso do próprio paciente é capaz de formar um osso de maior qualidade e quantidade em menor tempo. A cirurgia para retirada e instalação do enxerto sempre é realizada no mesmo momento cirúrgico. Sendo comprovado cientificamente o melhor tipo de enxerto existente. O osso pode ser removido da própria mandíbula do paciente, em sua porção posterior. Com a constante evolução científica, existem biomateriais que podem ser utilizados em alguns casos para a cirurgia de enxerto ósseo. São materiais adquiridos comercialmente sempre com respaldo de garantias por comprovação científica e registro na Anvisa. No consultório do Dr. Tiago Tavares é realizado todos os tipos de enxerto ósseo para melhor adaptação dos implantes.

Taxas de sucesso:
A chance de falha ou rejeição de um enxerto ósseo é quase nula, principalmente se for de estrutura óssea do próprio paciente. As taxas de sucesso são cada vez maiores e o conforto pós operatório é cada vez mais predominante.

Limitações:
Qualquer pessoa desde que cessado o crescimento pode ser submetido a cirurgia de enxerto ósseo e que goze de bom estado de saúde geral. O Dr. Tiago Tavares fará uma avaliação criteriosa para decidir a necessidade de exames complementares para realização da cirurgia.

 

Voltar

OUTRAS POSTAGENS

Dezembro Laranja

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), aproximadamente 30% de todos os tumores malignos do Brasil correspondem ao câncer de Pele. Como forma de incentivo a conscientização e prevenção foi criada a campanha Dezembro Amarelo.

As recomendações básicas para prevenção incluem a adoção de medidas fotoprotetoras, como: evitar exposição ao sol entre às 10h e 16h e, caso seja necessária a exposição, utilizar protetor solar, óculos e chapéu.

👉Apoie você também esta causa e contribua na conscientização sobre a necessidade do combate e prevenção do câncer de pele.

📌Participe compartilhando seus conteúdos nas redes sociais, utilizando as hashtags #dezembrolaranja e #controleosol .

🙋Nós apoiamos!

Cirurgia Ortognática

Cirurgia ortognática

Cirurgia Ortognática é o procedimento realizado por Cirurgiões-Dentistas especialistas em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, para correção dos maxilares e dentes.

É indicada nas situações em que o paciente não possui o encaixe correto dos dentes (Má oclusão dentária) e ao mesmo tempo possui a maxila ou a mandíbula muito para frente ou muito para trás.
Características transmitida geneticamente originam um queixo longo ou curto demais.

A correção estética e principalmente funcional dos maxilares é o principal objetivo da cirurgia ortognática. O aparelho ortodôntico deve ser utilizado antes e após a cirurgia.

Agende uma consulta com Dr. Tiago Tavares para avaliação específica do seu caso.

Mentoplastia. Cirurgia para aumentar ou ...

Mentoplastia.
A indicação da cirurgia é para corrigir defeitos estéticos ou funcionais. Podendo envolver correção de assimetrias e também no auxílio do tratamento da apnéia do sono.

O planejamento é diferente para homens e mulheres, sendo levado em conta o formato do rosto e padrões de etnias. A posição do lábio inferior e a ponta do queixo são alteradas com a mentoplastia, proporcionando um perfil de face mais harmônico e equilibrado.

O procedimento é indicado quando ocorre a finalização completa do crescimento do paciente.

A maior vantagem da Mentoplastia feita por um Cirurgião BucoMaxiloFacial é que os tecidos do próprio paciente são reposicionados, sem a necessidade de inserir uma prótese de silicone ou metacrilato. Isto proporciona ao paciente um novo perfil de face com mais naturalidade.

Para saber mais informações, agende uma consulta com Dr. Tiago Tavares para avaliação específica do seu caso.