Conheça e Previna-se do Câncer de boca

Data: 03/02/2015

Autor: Comunicação Dr.Tiago



 
Segundo INCA ( Instituto Nacional do Câncer José de Alencar Gomes da Silva) o câncer que afeta lábios e o interior da cavidade oral. Dentro da boca devem ser observados gengivas, mucosa jugal (bochechas) palato duro (céu da boca) e língua (principalmente as bordas), assoalho (região embaixo da língua). O câncer do lábio é mais comum em pessoas brancas e ocorre mais frequentemente no lábio inferior.

Alguns sintomas são :

Os principais sinais que devem ser observados são:

 
1 - Lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias.
2 - Manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca), mucosa jugal (bochecha).
3 - Nódulos (caroços) no pescoço.
4 - Rouquidão persistente.


Nos casos mais avançados observa-se:

1 - Dificuldade de mastigação e de engolir.
2 - Dificuldade na fala.
3 - Sensação de que há algo preso na garganta.


O câncer de boca acomete mais os homens acima dos 40 anos. Os fatores de risco mais conhecidos para o câncer de boca são fumantes que, segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 90% dos pacientes diagnoticados com om câncer de boca eram tabagistas. Pessoas que consumem bebidas alcoólicas aumenta o risco de desenvolver cancer de boca.

Além destes fatores, observa-se em pacientes com câncer de boca uma higiene bucal deficiente e uma dieta pobre em proteínas, vitaminas e minerais e ricas em gorduras.


Fonte: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/boca/

Voltar

OUTRAS POSTAGENS

Dezembro Laranja

Dezembro Laranja
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), aproximadamente 30% de todos os tumores malignos do Brasil correspondem ao câncer de Pele. Como forma de incentivo a conscientização e prevenção foi criada a campanha Dezembro Amarelo.

As recomendações básicas para prevenção incluem a adoção de medidas fotoprotetoras, como: evitar exposição ao sol entre às 10h e 16h e, caso seja necessária a exposição, utilizar protetor solar, óculos e chapéu.

👉Apoie você também esta causa e contribua na conscientização sobre a necessidade do combate e prevenção do câncer de pele.

📌Participe compartilhando seus conteúdos nas redes sociais, utilizando as hashtags #dezembrolaranja e #controleosol .

🙋Nós apoiamos!