Cirurgia Ortognática: estética ou função? A ideia da beleza facial

Data: 01/11/2012

Autor: Comunicação Dr.Tiago Tavares


Relembrando o conceito, cirurgia ortognática é executada por um cirurgião buco-maxilo-facial, com o intuito de melhorar o encaixe dos dentes e consequentemente a melhora da estética facial.

A face é definida como o principal fator na atratividade de um indivíduo. A aparência é uma das funções primárias da face. A globalização e a mistura de etnias têm proporcionado novos padrões de beleza na estética da face.

A maioria dos pacientes que visitam o cirurgião buco-maxilo-facial são acompanhados de queixas estéticas em sua face e em seus dentes.

A odontologia moderna tem se preocupado cada vez mais com a estética do sorriso e a sua integração e proporcionalidade com a face. O contorno do sorriso e sua relação com os dentes e o perfil de face harmônico são os pontos chave para uma cirurgia ortognática.

Conhecimentos de padrões de beleza impostos pela mídia consumista têm enfatizado aos consumidores, ou seja, aos pacientes, padrões de beleza que funcionam como agente norteador na decisão do tratamento para cirurgia ortognática. Os pacientes estão cada vez mais exigentes e participativos.

O principal benefício da cirurgia ortognática é a melhora do padrão psicossocial, uma vez que a face proporciona um significado importante na vida e interatividade social. Estudos internacionais recentes comprovam isto e demonstram ainda que indivíduos que necessitam de cirurgia ortognática são mais retraídos, apresentam baixa autoestima e elevados níveis de ansiedade.

Concluindo, cirurgia ortognática: estética ou função? Por que não as duas coisas?

 

Voltar

OUTRAS POSTAGENS

Dezembro Laranja

Dezembro Laranja
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), aproximadamente 30% de todos os tumores malignos do Brasil correspondem ao câncer de Pele. Como forma de incentivo a conscientização e prevenção foi criada a campanha Dezembro Amarelo.

As recomendações básicas para prevenção incluem a adoção de medidas fotoprotetoras, como: evitar exposição ao sol entre às 10h e 16h e, caso seja necessária a exposição, utilizar protetor solar, óculos e chapéu.

👉Apoie você também esta causa e contribua na conscientização sobre a necessidade do combate e prevenção do câncer de pele.

📌Participe compartilhando seus conteúdos nas redes sociais, utilizando as hashtags #dezembrolaranja e #controleosol .

🙋Nós apoiamos!