Cirurgia Ortognática: como é feita?

Data: 23/07/2019

Autor: Comunicação Dr. Tiago Tavares

Cirurgia Ortognática: como é feita?
O procedimento tem o objetivo de reposicionar o maxilar ou a mandíbula – em alguns casos as duas regiões. Na intervenção, o profissional faz um corte no osso, separando-o do resto da arcada. Caso tenha que diminuir a região, o especialista retira uma parte da estrutura óssea e, após reposicionar a arcada, essa é fixada novamente por meio de pinos e placas metálicas.
Geralmente a cirurgia é realizada com cortes internos, o que não prova cicatrizes nos pacientes e é toda feita em ambiente hospitalar. No entanto, o tratamento com o aparelho ortodôntico é necessário antes da indicação do procedimento. Isso porque é importante que os dentes estejam alinhados no momento da intervenção cirúrgica, para que o reposicionamento dental seja correto.
Na fase após a cirurgia, o paciente deve ter cuidado para evitar complicações que comprometam o sucesso do procedimento. Nas primeiras semanas, apenas a ingestão de líquidos e alimentos pastosos está liberada. Depois desse tempo, o paciente pode inserir gradualmente outros alimentos. Cuidados como evitar levantar peso e higiene bucal redobrada também são fundamentais para uma boa recuperação.

Fonte: blog.dentalclean.com.br

#CirurgiaOrtognática #Goiânia

Voltar

OUTRAS POSTAGENS

Cirurgia Ortognática – processo de ...

Cirurgia Ortognática – processo de recuperação
Como é um procedimento que mexe bastante com os ossos e articulações da face, a cirurgia ortognática requer um pós-operatório bem intenso. O paciente precisa seguir exatamente tudo o que for recomendado.
Os cuidados são basicamente o uso adequado da medicação passada, compressas geladas no início, alimentação líquida e fria durante o tempo necessário e depois introduzir a alimentação pastosa de acordo com o tempo que for recomendado. Também é fundamental fazer fisioterapia.
O retorno das atividades básicas varia entre 15 a 21 dias. Mas mesmo depois desse tempo, ainda existem alguns cuidados que devem ser seguidos, principalmente relacionados com a alimentação.
Todo procedimento cirúrgico deixa a gente meio preocupado, principalmente com relação ao pós-operatório. Mas para que seja feito com segurança e tenha um ótimo resultado, é importante fazer com um especialista e seguir todos os cuidados recomendados. Dessa forma, a recuperação será no tempo estipulado e não haverá complicações nesse período.

Fonte: sorrisologia.com.br

Como fazer a higiene bucal após a cirurgia ...

Como fazer a higiene bucal após a cirurgia ortognática
A limpeza dos dentes após a cirurgia não é das mais fáceis devido ao inchaço, a falta de controle mandibular e a dor, mas ela não deve ser deixada de lado em nenhum momento. Com uma higiene leve e branda no início, esse é a melhor maneira de evitar cáries e infecções no local da ferida cirúrgica. A higienização deve ser mantida regularmente, após as refeições por meio da escovação (escova macia ou cirúrgica) e utilização de colutórios específicos, a base de clorexidina 0,12% (recomendado por tempo específico pelo cirurgião dentista), além do uso do fio dental (assim que possível).
Após a cirurgia, é preciso adotar algumas mudanças em nossos hábitos para fazer com que a recuperação seja a melhor possível. As escovas dentais devem ser macias, específicas para pós-operatório e colutórios. Os cremes dentais também são específicos, geralmente à base de clorexidina 0,12%, e normalmente são prescritos pelo cirurgião.
Fora isso, o aparelho ortodôntico utilizado após a cirurgia deve ser higienizado com fio dental adequado, e a sua manutenção deve ser feita logo que possível.

Fonte: sorrisologia.com.br

CAD ou CAM

Resumidamente, para os dentistas, o CAD/CAM é, portanto, a capacidade de realizar o desenho de uma prótese no computador, ao mesmo tempo em que seu aparelho consegue enviar o comando para uma máquina que realizará a manufatura daquele desenho, transformando-o em uma prótese pronta para ser instalada na boca do paciente, em apenas alguns minutos.

#CAD/CAM #Tecnologia #Prótese