Boca seca

Data: 29/08/2017

Autor: http://www.colgate.com.br/pt/br/oc/oral-health/conditions/dry-mouth

Definição


Conhecida por seu termo médico xerostomia, a boca seca é quando você não produz saliva suficiente para manter a boca úmida e hidratada.

Sinais e Sintomas


Todos sentem a boca seca às vezes, mas quando essa sensação não passa é porque talvez você tenha um problema em produzir saliva. Os sintomas de boca seca incluem:
• Boca ou garganta seca;
• Dificuldade para mastigar, deglutir, sentir gosto dos alimentos ou falar;
• Sensação de queimação na boca;
• Língua seca;
• Lábios trincados;
• Cárie;
• Feridas na boca;
• Mau hálito.
• Boca seca: os fatos

Causas


A boca seca pode ocorrer quando as glândulas que produzem saliva não funcionam adequadamente. Algumas causas comuns incluem nervosismo, estresse, alguns medicamentos, envelhecimento, tratamento de câncer (radiação/quimioterapia), diabetes,doenças autoimunes como a síndrome de Sjorgren, tabagismo e uso de drogas, como a metanfetamina.
A síndrome de Sjogren é uma doença crônica autoimune em que os leucócitos atacam as glândulas salivares, que produzem saliva, e as glândulas lacrimais, que produzem lágrimas.
Essa síndrome pode causar olhos secos, boca seca, fadiga e dor nas articulações. Também pode causar alterações em outros órgãos, como rins, sistema gastrointestinal, vasos sanguíneos, pulmões, fígado, pâncreas e sistema nervoso central.2
Os problemas bucais que ocorrem são boca seca, aumento de volume das glândulas salivares, cárie e doenças periodontais. Tenha boas práticas de higiene bucal e consulte o seu dentista para que ele faça limpezas profissionais regulares.

Diagnóstico


A única forma permanente de curar a boca seca é tratando a sua causa. Se a sua boca seca for resultado de medicação, seu médico poderá mudar a medicação ou então a sua dosagem. Caso as suas glândulas salivares não estejam funcionando adequadamente, mas ainda produzem um pouco de saliva, o seu médico pode te oferecer um medicamento que ajude as glândulas a trabalhar melhor.

Prevenção


Existe uma série de medidas que podem te ajudar a minimizar a boca seca, incluindo:
• Beber água ou bebidas sem açúcar ao longo do dia, e principalmente durante as refeições;
• Evitar bebidas com cafeína, como café, chá e alguns refrigerantes;
• Recomendação profissional de produtos de higiene bucal que irão ajudar na hidratação da boca;
• Mascar chicletes sem açúcar para estimular o fluxo de saliva;
• Evitar tabaco ou álcool;
• Minimizar a ingestão de alimentos picantes ou salgados, que podem causar dor ou ardência em uma boca ressecada;
• Evitar açúcar e alimentos ácidos;
• Usar um umidificador à noite.

Tratamento


O tratamento da boca seca depende muito do causador dessa condição. Se você achar que tem a boca seca, procure o seu dentista ou médico para determinar a causa.
• Se a boca seca for causada pelo uso de medicamentos, o médico poderá trocar o medicamento ou ajustar a dose;
• Se as suas glândulas salivares não estiverem funcionando bem, mas ainda puderem produzir um pouco de saliva, seu médico ou dentista poderá receitar um medicamento de uso livre ou sob que estimulam a produção de saliva; ou
• O seu médico ou dentista poderá sugerir que você use saliva artificial para manter a boca úmida.

Complicações


Pode ser desconfortável você sentir que a boca está seca durante todo o tempo, além de poder trazer sérias consequências para a sua saúde bucal. O ressecamento irrita os tecidos moles na boca, o que pode deixá-los inflamados e mais suscetíveis à infecções. Sem os efeitos de limpeza da saliva, a cárie e outros problemas de saúde bucal podem se desenvolver com mais facilidade. É importante que você cuide bem de seus dentes e gengiva. Escove os dentes três vezes ao dia e use o fio dental ou um limpador interdental uma vez ao dia para remover a placa (biofilme dental) e restos de alimentos entre os dentes, onde a sua escova não alcança.

Voltar

OUTRAS POSTAGENS

Porque as dietas de emagrecimento não ...

Bola de Bichat

Bola de Bichat é uma estrutura gordurosa presente na região das bochechas que torna a face mais arredondada. Em muitos pacientes, essa camada de gordura é relativamente maior do que em outros, podendo alterar o formato do rosto deixando-o redondo.

Infelizmente, as dietas de emagrecimento não contribuem para o desaparecimento da Bola de Bichat, pois esta é uma das últimas gorduras a serem consumidas pelo organismo. Ela só diminui quando o indivíduo já queimou praticamente todas as outras.

Mas é aí que entra a finalidade da bichectomia, que é puramente estética: reduzir o volume das bochechas e afinar o rosto.

Fonte: rsaude.com.br

Deixe suas dúvidas sobre a bichectomia nos comentários! Também teremos a maior felicidade em te atender. Marque já uma avaliação!

Cirurgia Ortognática: correção completa ...

Ortognática

A Cirurgia Ortognática é indicada para vários tipos de anomalias ósseas, desde crescimentos deficientes a exagerados, em todos os sentidos. Para que possa ser realizada, após a diagnóstico da condição do paciente, várias avaliações são feitas para planejar a melhor forma de tratamento. Na criança, normalmente tenta-se corrigir o problema com o uso de aparelhos ortodônticos e ortopédicos que atuem também no crescimento ósseo. Porém, quando o portador da anomalia for adulto, o tratamento ortodôntico isolado não será suficiente para a correção, porque o processo de crescimento da face já terá se encerrado. Nesses casos, a cirurgia ortognática será necessária para a correção completa do problema.
Fonte: www.fo.usp.br

Tem mais dúvidas sobre a Cirurgia Ortognática? Faça já uma avaliação conosco ou deixe sua dúvida nos comentários!

Bichectomia: fazendo a escolha certa

Bichectomia: fazendo a escolha certa


Na bichectomia, antes de tudo, é necessário fazer a escolha correta de um bom cirurgião especialista que trabalhe em uma boa clínica com uma boa equipe. Dessa forma os riscos são minimizados.
Com o sucesso dessa cirurgia, se atentar a esses fatores é muito importante para ter uma cirurgia tranquila e com resultados satisfatórios.
Escolha um profissional que seja experiente e conheça da anatomia facial!
Você tem dúvidas sobre o assunto? Deixe aqui nos comentários! Ou, se preferir, marque já uma avaliação conosco.

#Bichectomia #Goiânia #Estética