Cirurgia Ortognática utilizando Piezocirurgia

Data: 29/01/2013

Autor: Comunicação Dr. Tiago Tavares

Para a realização do procedimento de cirurgia ortognática, é necessário o corte preciso e milimétrico do tecido ósseo, denominado de osteotomias. Isto se dá uma vez que os maxilares devem ser posicionados corretamente conforme o planejamento cirúrgico. O método utilizado antigamente para a realização de tal fato era o cinzel e o martelo. Posteriormente utilizou-se as brocas. Com o avanço surgiram as microserras. Atualmente estudo comprovam que a Piezocirurgia é a técnica mais moderna, precisa e delicada para a realização das osteotomias (cortes ósseos).

A principal vantagem da Piezocirurgia é que, uma vez em contato com tecidos moles, o dispositivo cessa sua atividade, preservando totalmente a integridade de vasos e nervos.

Ao utilizar serras comuns ou brocas em osteotomias, há necessidade de se aplicar pressão, mesmo que discreta, para que se obtenha o corte, implicando em certo grau de aquecimento, tanto do osso quanto dos tecidos moles adjacentes. O corte piezelétrico não deve utilizar pressão, pois o excesso de força sobre o instrumento interrompe a sua atividade sobre o osso.

Uma vez que não lesa tecidos moles, o dispositivo reduz sensivelmente o sangramento durante as intervenções cirúrgicas, melhorando a visibilidade durante o procedimento e diminuindo fenômenos inflamatórios indesejáveis, como edema e dor.

O aparelho atua com suavidade, precisão micrométrica e com qualidade comprovadamente superior à das serras oscilatórias convencionais - que utilizam macrovibrações ou brocas cirúrgicas.

A Piezocirurgia traz uma série de benefícios, incluindo: precisão, segurança, reduz traumas porque há menor chance de aquecimento, de remoção de estrutura óssea e edemas; e possibilita um curto prazo de recuperação.

Ao realizar cirurgias ortognática, o Dr. Tiago Tavares utiliza a técnica descrita acima – Piezocirurgia, proporcionando aos seus pacientes as vantagens da biotecnologia sempre em evolução. Agende sua consulta e seja bem vindo(a)!

Voltar

OUTRAS POSTAGENS

Dezembro Laranja

Dezembro Laranja
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), aproximadamente 30% de todos os tumores malignos do Brasil correspondem ao câncer de Pele. Como forma de incentivo a conscientização e prevenção foi criada a campanha Dezembro Amarelo.

As recomendações básicas para prevenção incluem a adoção de medidas fotoprotetoras, como: evitar exposição ao sol entre às 10h e 16h e, caso seja necessária a exposição, utilizar protetor solar, óculos e chapéu.

👉Apoie você também esta causa e contribua na conscientização sobre a necessidade do combate e prevenção do câncer de pele.

📌Participe compartilhando seus conteúdos nas redes sociais, utilizando as hashtags #dezembrolaranja e #controleosol .

🙋Nós apoiamos!